A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO!

Todo cristão deseja ter a certeza da salvação ou seja a certeza de que quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão irá estar com o Senhor, no Céu. Fil.1:23( Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor). 2 Cor 5:8(Mas temos confiança e desejamos antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor). O propósito de João ao escrever esta primeira epístola é que o povo de Deus tenha esta certeza. I Jo 5:13( Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus). Note que João não declara em parte alguma da carta que uma experiência de conversão vivida apenas no passado proporciona certeza ou garantia da salvação hoje. Supor que possuimos a vida eterna, tendo por base única uma experiência passada, ou uma fé morta, é um erro grave. Esta epístola expõe (09) nove maneiras de sabermos que estamos salvos como crentes em Jesus Cristo.
Temos a certeza da vida eterna:
(01) Quando cremos, no nome do Filho de Deus.”I Jo 5:13 ( Estas Coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus), I Jo 4:15( Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus) I Jo 5:1 e 5( Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dEle é nascido)( Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?); Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé inabalável em Jesus Cristo; fé esta que o confessa como o Filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso.
(02) Quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos. I Jo 2:3ao5( E nisso sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não há verdade. Mas qualquer que guarda a sua Palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nEle). I Jo 3:24( E aquele que guarda os seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado). I Jo 5:2( Nisto conhecemos que amamos os Filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos). João 8:31 e 51( Jesus dizia pois aos judeus que criam nEle: Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discipulos)(Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha Palavra, nunca verá a morte). João 14:23(Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada). Hb 5:9( E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem).
(03) Quando amamos o Pai e o Filho, e não o mundo. I Jo 2:15(Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele).I Jo 5:4 (Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a verdade que vence o mundo, a nossa fé).
(04) Quando habitual e continuamente praticamos a justiça, e não o pecado. I Jo 2:29(Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dEle). Por outro lado, quem vive na prática do pecado é do diabo, I Jo 3: 8 ao 10( Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo.Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão,não é de Deus).
(05) Quando amamos os irmãos. I Jo 3:14( Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos.Quem não ama a seu irmão permanece na morte), I Jo 2:9 ao 11( Aquele que diz que está na luz, e aborrece a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos). I Jo 4: 7, 12 e 20( Amados, amemo-nos uns aos outros; porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece Deus).( Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade).( Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?). I Jo 5:1( Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dEle é nascido). João 13:34 e 35( Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis).( Nisto todos conhecerão que sois discípulos, se vos amardes uns aos outros).
(06) Quando temos consciência da habitação do Espírito Santo em nós. I Jo 3:24( E nisto conhecemos que Ele está em nós; pelo Espírito que nos tem dado). I Jo 4:13( Nisto conhecemos que estamos nEle, e Ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito).
(07) Quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como Ele viveu . I Jo 2:6( Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou).( Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também).
(08) Quando cremos, aceitamos e permanecemos na palavra da vida, o Cristo vivo. I Jo 1:1( O QUE era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida), e de igual modo procedemos com a mensagem de Cristo e dos apóstolos, conforme o N.T. I Jo 2:24( Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai).I Jo 4:6( Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro).
(09) Quando temos um intenso anelo e uma inabalável esperança pela volta de Jesus Cristo, para nos levar para si mesmo. I Jo 3:2 e 3( Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos).( E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro). João 14:1 ao 3( Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim).( Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu não vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar).( E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também) amém Jesus!

Este trabalho foi extraido da Biblia de estudos Pentecostal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *